CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS À PESQUISA INTITULADA “TRADIÇÃO E RUPTURA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO FEMINISTA NAS TIRINHAS DA MAFALDA”

 

A prática de letramento nos dias de hoje, é bastante confundida com o processo de alfabetização, que consiste na decodificação de letras, a fim de levar o sujeito a formar palavras ou frases e por meio delas, estimular a leitura, no entanto, o letramento vai muito além dessa prática (BARBOSA; ARAÚJO; ARAGÃO, 2016), ainda que, de acordo com os estudos de Kleiman (2010) utilize a alfabetização como um de seus integrantes, fazendo com que estejam diretamente relacionados, caraterísticas que abrangem tais habilidades, uma vez que deixam de considerar apenas os conhecimentos básicos quanto ao uso da língua, visto que o letramento passa a ressaltar também a importância dos conhecimentos que os indivíduos adquirem em diversos contextos onde estão inseridos, bem como experiências vividas, fatores que auxiliam na significação das práticas ensinadas dentro e fora do ambiente escolar. Com isso, a autora (2010) evidencia que, como a leitura e escrita estão presentes na maioria dos lugares e atividades, acabam auxiliando no aparecimento de diversos tipos de letramentos ou multiletramentos e motivam diferentes saberes, pois envolvem aspectos pessoais, formais e sociais. Percebemos, desse modo, que por meio desses processos, os indivíduos tornam-se mais aptos a identificar e selecionar adequadamente recursos para a efetivação de seus objetivos.
Dessa forma, os multiletramentos serão pertinentes para os estudos do trabalho intitulado Tradição e rupturauma análise do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda realizado pela pesquisadora que aqui escreve, sob orientação do professor Alan Lôbo. Assim, o objetivo central da referida pesquisa é analisar como o discurso feminista proferido pela personagem Mafalda é utilizado na tentativa de romper com o tradicionalismo ideológico associado à figura da mulher. Para tanto, buscaremos identificar as sequências discursivas no material selecionado e descrever como são construídos os discursos das personagens femininas quanto à posição da mulher nas tirinhas, de modo a compreender como o imaginário social sobre a citada figura é produzido. Com isso, serão necessários vários tipos de letramento, considerando também a pertinência de recursos multimodais e semióticos, logo, como afirma Van Leeuwen (2011), a noção de texto deixou de ser focada somente em textos escritos, partindo da análise de quadrinhos, isto é, nessa conjuntura, o letramento visual será fundamental para entender as formações discursivas apresentadas por meio de gestos (linguagem não verbal), juntamente com os textos escritos presentes no corpus. 
Utilizaremos o letramento acadêmico (KLEIMAN, 2010), pois permite estruturar uma pesquisa científica e ampliar conhecimentos acerca da disciplina de Análise do Discurso, viés pelo qual tornará possível a realização desses estudos. Outrossim, ainda do letramento acadêmico serão imprescindíveis os conhecimentos linguísticos relacionados às condições de produção, que consideram fatores externos ou contextuais, ao interdiscurso (retomada do  dito em algum momento para a formação de um novo enunciado, ressignificando-o) e a maneira com que se articulam com as ideologias em produções discursivas (PECHÊUX, 1995 [1975]). Nesse meio, evidenciaremos igualmente os saberes históricos, dentre eles a posição da mulher na sociedade nas décadas de 60 e 70, bem como o letramento de resistência, tendo em vista que, para a construção de sentidos nas tirinhas escolhidas, o analista deverá ter uma noção da luta e resistência feminina pela igualdade de gênero, ditadura militar na Argentina durante aquele período (COSSE, 2014), características que ajudam a compreender os processos de formação ideológica e sua materialização pelos discursos das personagens apresentadas.
Ademais, o letramento crítico será despertado diante das informações obtidas em análise, levando-o a posicionar-se acerca da temática abordada e a entender cada personagem, o funcionamento do humor e as formações discursivas ali presentes (KLEIMAN, 2010). As características do letramento citadas anteriormente, começam a ser trabalhadas ainda no processo escolar, no entanto, de maneira menos aprofundada, onde os estudos sobre a linguagem (verbal e não verbal) costumam ser apresentados aos discentes, partindo de atividades voltadas para seu desenvolvimento intelectual, tal qual proporciona os primeiros contatos com as tirinhas da Mafalda. Portanto, nota-se que, para uma pesquisa científica seja efetivada, torna-se primordial não apenas um tipo de letramento, logo, é composta por um conjunto de conhecimentos distintos que ultrapassam os saberes obtidos em ambientes educativos como a escola ou universidade, características que contribuem para sua formação de sentido textual, pois se unem aos conhecimentos mais formais, ficando claro como e onde os multiletramentos serão essenciais em nossa pesquisa atual.

REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 623-650, 2016.

COSSE, Isabella. Mafalda historia social y política. – La ed. – Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014, 313 p.

PÊCHEUX, M. Les Vérité de la Palice, Maspero,Paris, trand. Bras. Semântica e Discurso, E. Orlandi at alli, Editora da Unicamp, 1995 [1975].

QUINO, J.L. Toda Mafalda. - 2. Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The Routledge handbook of applied linguistics. New York: Routledge , 2011. p. 668-682.

KLEIMAN, A, B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?.Cefiel/IEL/Unicamp/MEC. 2010

 

 

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